Comissão contra Racismo, Assédio e Discriminação

Compromisso com a Inclusão e o Respeito

A “Comissão de Enfrentamento ao Assédio, Racismo e Discriminação de Qualquer Natureza”, instituída pela Portaria 19/2024, é uma iniciativa do Mesc para prevenir, combater e educar sobre práticas discriminatórias, racismo e assédio. Essa ação reflete o compromisso do Clube com um ambiente inclusivo, respeitoso e seguro para todos os seus frequentadores.

Como funciona a Comissão?
Formada por cinco membros indicados pela Diretoria Executiva – Alessandra Mendes Marchioli, Celso Cabral, Claudia Renata Silva de Freitas, Francisco Cleber de Souza Moraes e o presidente Osmar Spinussi Junior –, a comissão analisa denúncias de:

•Racismo e injúria racial;
•Assédio moral e sexual;
•Discriminação de qualquer natureza.

Essas denúncias podem envolver o ambiente esportivo, social ou recreativo do Clube, abrangendo associados, colaboradores, atletas e visitantes.

Como denunciar?
O Mesc oferece canais seguros para que denúncias sejam feitas de forma anônima ou identificada:

WhatsApp ou telefone: (11) 95122-3261
Secretaria do Clube: a equipe está preparada para receber denúncias com sigilo absoluto.

As denúncias são tratadas com confidencialidade, garantindo a proteção das vítimas e o direito ao contraditório dos acusados. Nos casos comprovados, as sanções podem variar de acordo com o Estatuto Social ou a legislação aplicável, com possibilidade de encaminhamento às autoridades competentes em situações que configuram crime.

Educação e prevenção
Além de atuar na repressão, a comissão promove ações educativas, como palestras e treinamentos sobre os temas, conduzidos por especialistas. Essas iniciativas têm como objetivo conscientizar e formar uma cultura de respeito e empatia.

Faça parte da mudança!
O Mesc reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Não se omita: denuncie.
Sua participação é essencial para um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.